Como tratar um alcoólatra?

82ce6271981db75251eca2040b986957Ver uma pessoa querida passar por um problema de saúde é muito doloroso e conviver com alguém alcoólico pode ser ainda mais complicado, pois as mudanças de comportamento são muito bruscas.

No entanto, não importa o que aconteça, você sempre quer vê-los bem. Tem boas intenções, mas não consegue encontrar um jeito de lidar com eles, porque não possui experiência ou informação o suficiente.

Confira a seguir algumas dicas de como lidar com isso. E lembre-se de que na Clínica de Recuperação Recomeçar nós temos os melhores profissionais para cuidar de seu familiar da melhor maneira e com os melhores tratamentos possíveis.

Quais são as melhores formas de tratar e ajudar um alcoólatra?

  1. Converse com ele: faça isso quando a pessoa estiver sóbria e calma. Procure um lugar no qual ela se sinta segura e que haja privacidade. Não se altere ou levante a voz, tente agir com tranquilidade e demonstrar entendimento.
  2. Pesquise sobre o alcoolismo: compreender melhor o assunto só irá te auxiliar no diálogo e nos argumentos.
  3. Exemplifique situações negativas: isso não quer dizer jogar tudo de errado na cara da pessoa, apenas explicar com cuidado os problemas que o álcool pode causar e as situações perigosas que podem ocorrer.
  4. Não ameace ou agrida: a falta de paciência é algo compreensível, mas saiba que a violência não levará a nada, além de ser covardia, pois a pessoa não está em seu estado mental normal. Tente sempre ir para o lado da compreensão ao invés da agressão.
  5. Não passe a mão na cabeça: ser compreensivo e tolerante não quer dizer apoiar todas as ações perigosas causadas pelo indivíduo. Mostre a ele o que aconteceu e faça-o entender por que aquilo não deve acontecer de novo.
  6. Evite o estímulo acidental de álcool: não beba perto da pessoa, mantenha qualquer garrafa fora da casa e tente não tocar em assuntos que lembrem o vício.
  7. Incentive a procura por ajuda: procure fazer a pessoa entender o porquê da necessidade de tratamento. Converse sobre as reuniões dos Alcoólicos Anônimos, indique médicos e explique como as clínicas de recuperação funcionam.

Diga que uma internação talvez nem seja necessária e, se for, será temporária e muito benéfica à saúde. Deixe claro que o acompanhará e ficará ao seu lado para qualquer coisa que ele precisar.

A Clínica Recomeçar sabe bem a importância da participação da família nas etapas da recuperação e reabilitação.

  1. Impulsione atividades prazerosas: mostre que existem diversas atividades e formas de lazer que não precisam de álcool para serem divertidas e prazerosas, como esportes, música, artesanato, voluntariado, etc.
  2. Não culpe o dependente: lembre-se de que o alcoolismo não é doença e portanto não é culpa da pessoa e nem sua.

Se você procura um local que tenha empatia e profissionalismo para cuidar da pessoa que você ama, entre em contato com a Clínica Recomeçar e faça uma visita.

Eles poderão também lhe orientar sobre como proceder para ajudar no tratamento do seu ente querido.

Deixe um comentário